quarta-feira, 25 de julho de 2012

Boteco Underground Entrevista: Ulysses Christianni

Boa noite caros leitores do Jabba´s Mos Eisley Cantina!
O nosso Boteco Underground está indo de vento em poupa! Nova localização, rum à vontade, e música independente de qualidade!
Enquanto a banda da semana vai descarregando a bateria e acertando bilheteria com Jabba the Hut, temos a oportunidade de bater um papo no balcão do boteco com o responsável pelo selo que vem se destacando cada vez mais na cena Underground nacional, Ulysses Christianini! Dono de uma fama incomensurável no meio underground, fundador e proprietário da Pisces Records, e responsável por lançar bandas e títulos de destaque, Ulysses conta-nos quais as dificuldades de um selo independente se firmar no mercado da indústria fonográfica, seus próximos lançamentos, e a importância de contatos no meio musical!

Portanto, encha seu copo e embriague-se com o mais puro conteúdo Underground da Web!



Greedo: - Bora lá então.... a Pisces Records foi o selo escolhido para ser desbravado pelo Boteco Underground. Uma curiosidade me ocorreu agora... Qual o processo de seleção dos artistas do meio underground? Qual o critério usado pela Pisces para selecioná-los?

Ulysses Christianini: - A seleção da Pisces se baseia muito no meu gosto músical, por isso encontra desde pop a harcore... Não existe um critério especifico, apesar de que hoje em dia eu dê preferência para bandas com mais estrada, que cantem em português e afins... mas não posso generalizar também!

Greedo: - Hmmm... E que tipo de bandas você costuma ouvir por exemplo? Já que o teu gosto musical influencia muito nas suas escolhas...(servirão de inspiração para futuros posts na Mos Eisley rsrsr)

Ulysses Christianini: - Eu ouço de tudo, mas nos dias de hoje foco nos artistas independentes da nossa terra! De preferência os que trabalham com a Pisces... E claro, quando descubro alguma pérola perdida nesta nova geração! Nomes não me vem a cabeça no momento, mas temos muitas bandas promissoras de todo canto do país!


Greedo: - Wow! Bom saber... Estamos desbravando a Pisces aos poucos! Espera... tenho uma pergunta crucial: você curte Star Wars?? 0_0

Ulysses Christianini: - Sim sim! Não sou fanático, mas gosto sim! rsrsrs

Greedo: - Ok :) Para resenhar sobre música independente escolhemos a Pisces justamente pela variedade, e pelo conteúdo ... resenhamos sobre Giovanni Caruso e o Escambau, e o Sonora Coisa. Como é trabalhar com essas bandas em específico?

Ulysses Christianini: - São bandas ótimas de se trabalhar, são parceiras e entendem como funciona o sistema na cena independente atual!

Greedo: - Bandas de renome na cena independente ressurgem pela Pisces, tais como o Rock Rocket e o Dance of Days... como se deu essa parceria?

Ulysses Christianini: - Por estar no mercado a mais de 15 anos, os contatos vão florescendo naturalmente... em shows, baladas e afins... hoje em dia tenho uma gama enorme de contatos importantes na cena musical nacional e até internacional! E claro, são bandas que reconhecem aqueles que realmente estão na cena para ficar, e não somente de passagem! acredito que isto contou como algo positivo para fechar os lançamentos de tais bandas!

Greedo: - Contatos...!! E lá na fora do país, existem produtores de bandas amigas que você admire ou ouve? Costuma trabalhar com eles com freqüência?

Ulysses Christianini: - Existem bandas que possuo contato e que escuto, tais quais Steve Turner And His Bad Ideas, White Flag, Kenneth Stringfellow, Jad Fair, The DT's, TAD, bandas que escuto e que em um futuro próximo devem sair pela Pisces!!!

Greedo: - WOW! Steve Turner é o cara do Mudhoney, banda lendária no meio undeground *-* Jad Fair também do meio underground e parceiro do mestre Kramer na banda Half Japanese! Muito bom saber desse furo pois assim já vamos guardando uma grana para complementar o estoque do Boteco... rsrsrs

Ulysses Christianini: - Rsrsrs

Greedo: - Ok, vamos para o clichesão agora... Em quais bandas você está apostando para 2013?

Ulysses Christianini: - Temos Sonora Coisa, The Baudelaries, Mister Lúdico, Flowers on The Moon, entre outros a saírem pela Pisces! Bandas que saem ainda este ano, mas que colherão frutos em 2013!


Greedo: - E quais os discos da Pisces que NÃO PODEM FALTAR em uma coleção?

Ulysses Christianini: - Pullovers, os The Darma Lovers, Rob K And Uncle Butcher, Coyotes California, Tomada, Fantomáticos, The Gilbertos, Salad Maker, Pupilas Dilatadas, Mopho, Vitrine, Gulivers, Doutor Jupter... bem são muitos! Sou fã e escuto sempre o material que saiu pela Pisces! É difícil citar poucos...

Greedo: - Antes que a próxima banda suba ao palco, gostaríamos que você citasse algumas das dificuldades pelas quais um selo independente passa antes e após o reconhecimento no mercado...

Ulysses Christianini: - A primeira dificuldade, (e vamos dizer que talvez seja a maior delas), é a questão financeira... É difícil, muito difícil vender 50% do que é lançado independente, fazendo com que muitos selos comecem e acabem facilmente, mesmo após seu reconhecimento... Fora isso, existem os problemas com alguns artistas que possuem pouca experiência no mercado musical.
  No Brasil não se encontra muitos pontos de vendas de discos que paguem a vista por um pedido. Vender em consignação é um dos fatores que mais atrapalham um selo... A mentalidade e a facilidade de se fazer tudo sozinho também; não que uma banda que acredita que fazendo tudo sozinho não consiga, mas o ideal é se focar no trabalho e deixar a burocracia e afins para quem saber cuidar disto!!!


NOTA: A Pisces(selo/gravadora) agora é também agência e produtora que atende as bandas que querem entrar no mercado de forma profissional, seja com uma boa produção e finalização do disco, prensagem, assessoria de imprensa, agenciamento, consultoria, e mais!! Um copo cheio para quem sabe aproveitar as oportunidades!

Quer saber mais? Embriague-se!










www.piscesrecords.com.br
www.youtube.com/piscesrecords
contato@piscesrecords.com.br

0 comentários:

Postar um comentário