domingo, 8 de julho de 2012

Analfabeto Funcinal, é você ??

E o corre corre continua... Revoltas sociais, explosões estudantís, escândalos polticos, etc.
   No entanto, estamos aqui para falar de um tema que não importa muito ao Império muito menos ao Jabba The Hut: a educação. Esta que como todos sabem, é a única capaz de libertar, e só se faz preocupar pelas autoridades quando começa a se tornar de interesse das massas. Neste caso, não há porque se preocupar não é mesmo?! O Brasil nos parece cheio de Stormtroopers...
  De qualquer forma, hoje na Mos Eisley o rum vem acompanhado de uma boa dose de informação. Então, se você tem estômago fraco para esse novo conteúdo, melhor juntar-se aos fracos assistindo Big Brother Brasil em casa enquanto nos divertimos por aqui. ;)
 
 Analfabetismo Funcional 



"Analfabeto funcional é a denominação dada à pessoa que, mesmo com a capacidade de decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças, textos curtos e os números, não desenvolve a habilidade de interpretação de textos e de fazer as operações matemáticas. Também é definido como analfabeto funcional o individuo maior de quinze anos e que possui escolaridade inferior a quatro anos, embora essa definição não seja muito precisa, já que existem analfabetos funcionais com nível superior de escolaridade.


Níveis de alfabetização funcional
Existem três níveis distintos de alfabetização funcional, a saber:
  • Nível 1, também conhecido como alfabetização rudimentar, compreende aqueles que apenas conseguem ler e compreender títulos de textos e frases curtas; e apesar de saber contar, têm dificuldades com a compreensão de números grandes e em fazer as operações aritméticas básicas.
  • Nível 2, também conhecido como alfabetização básica, compreende aqueles que conseguem ler textos curtos, mas só conseguem extrair informações esparsas no texto e não conseguem tirar uma conclusão a respeito do mesmo; e também conseguem entender números grandes, conseguem realizar as operações aritméticas básicas, entretanto sentem dificuldades quando é exigida uma maior quantidade de cálculos, ou em operações matemáticas mais complexas.
  • Nível 3, também conhecido como alfabetização plena, compreende aqueles que detêm pleno domínio da leitura, escrita, dos números e das operações matemáticas (das mais básicas às mais complexas).
O problema do analfabetismo funcional no Brasil





Segundo dados de 2005 do IBOPE , no Brasil o analfabetismo funcional atinge cerca de 68% da população (30% no nível 1 e 38% no nível 2). Somados esses 68% de analfabetos funcionais com os 7% da população que é totalmente analfabeta, resulta que 75% da população não possui o domínio pleno da leitura, da escrita e das operações matemáticas, ou seja, apenas 1 de cada 4 brasileiros (25% da população) são plenamente alfabetizadas, isto é, estão no nível 3 de alfabetização funcional.
Esses índices tão altos de analfabetismo funcional no Brasil devem-se à baixa qualidade dos sistemas de ensino público, à falta de infraestrutura das instituições de ensino (principalmente as públicas) e à falta de hábito e interesse de leitura do brasileiro. Em alguns países desenvolvidos e/ou com um sistema educacional mais eficiente, esse índice é inferior a 10%, como na Suécia, por exemplo."


(Fonte: Wikipédia


http://www.youtube.com/watch?v=J6jsu-t4iBE

0 comentários:

Postar um comentário