sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Boteco Underground entrevista: The Algun Díos!






  •  Hey caros leitores do Boteco Underground! Hoje a atração intergaláctica veio do Uruguai para explicar um pouco do que é essa tal de "cena independente" que anda rolando lá em Curitiba e está se espalhando pelo Brasil! A notícia correu pelo Uruguai e chegou aqui em Mos Eisley... O Algun Díos veio mostrar seu som experimental e comentar sobre sua tour que passou por Curitiba e São Paulo. 


    GREEDO: - A princípio, como e quando foi que o Algun Díos começou? 

    POL VILLASUSO: - THE ALGUN DIOS se formou no ano de 2005. Conhecí Salvador em uma festa e começamos a nos reunir para ensaiar temas. Primeiramente estávamos tentando tocar canções do Frank Black, e logo continuamos a tocar, mas com nossas próprias composições integrando músicos amigos. Os atuais integrantes da banda tocaram em diversas bandas desde os anos 90.

    GREEDO: - Whoaw! Frank Black do Pixies! Conte mais a respeito de suas influências...

    POL VILLASUSO: - Ah claro! Essas influências são muitas e não apenas da música, mas também da arte, do cinema, da dança, e todos os assuntos relativos ao mundo, incluindo ciência e misticismo. Musicalmente, estamos continuando as linhas de pós-punk e no wave, em um ponto do noise e do post-rock, mas sempre encontramos sons que nos impressionam, mesmo muito antes, como Bo Diddley. E continua a mudar a experimentação. Nós amamos as raízes da música eletrônica, a chegada de nosso novo baterista tem contribuído muito para esse efeito ao som do grupo.
    E bandas: Velvet, The Fall, Wire, Sonic Youth, Fad Gadget, Joy Division, Pixies… são muitas…  mas também, gostaria de esclarecer que de alguma forma nos sentimos reinterpretando os sons de rock do Uruguai de uma forma contemporânea.

    GREEDO: - E as bandas do Uruguai? Existe alguma a qual você admire ou tome por influência?

    ALGUN DIOS por: Ulysses V. Christianini
    POL VILLASUSO: -  Sim, existem algumas que admiro, não sei... As letras e a melodia de La Hermana Menor, ou Buenos Muchachos. Também, realmente nos interessa as bandas novas, mas estamos muito dentro do som e experiências do THE ALGUN DIOS. Hoje por exemplo, faz dois dias que retornamos de nossa primeira tour pelo Brasil! Estamos muito impressionados pela recepção que tivemos tanto em Curitiba como em São Paulo. Fizemos quatro shows em sete días! Foi uma experiência muito intensa. Sentimos que crescemos musicalmente em uma semana, tanto quanto em um semestre, e a conexão com os amigos e amigas no Brasil foi total! Nos receberam incrivelmente bem!
    Queremos voltar logo e tocar com bandas amigas como Sonora Coisa em Curitiba, e com mais músicas novas! Nessa tour tocamos músicas de nosso primeiro disco "Detrás Del Viento" e também, músicas novas que estamos compondo neste momento.
    Estamos muito concentrados nas novas experiências pelas quais estamos passando. Nosso som está mudando e se tornando mais aberto, de estrutura mais ampla... Estamos muito felizes com isso!

    GREEDO: - A música “México” agrada ao mestre Jabba The Hut...

    POL VILLASUSO: - México é uma dessas canções que começaram uma nova etapa, é como a vejo hoje. O que te parece a música México?

    GREEDO: - México é muito elétrica! Gosto muito disso! Em minha visão de greedo, acredito que o som México é algo entre noise e rock experimental...
    Mas agora, há algo muito sério que preciso saber a seu respeito.

    POL VILLASUSO: - O que quer saber?

    GREEDO: - Queria saber se você conhece e gosta do Star Wars...

    POL VILLASUSO: - Uhh sim!

    GREEDO: - Nos fale um pouco sobre o show que fizeram recentemente em Curitiba no Teatro Paiol.

    POL VILLASUSO: - No Teatro Paiol tivemos uma prova de som muito especial, inesquecível! Esperamos voltar logo!

    GREEDO: - Conte mais sobre as experimentações com a bateria eletrônica?

    POL VILLASUSO: - Bem, é algo que nos interessa cada vez mais testar, sobre tudo porque nos interessa encontrar o que há depois que a canção deixa de ser canção...
    Várias de nossas músicas não derivam para uma terceira parte harmônica nas canções do Algun Díos, a terceira parte é um vácuo. “Capaz” soa um pouco misteriosa, mas é bom para nós, há algo de misterioso sobre tudo, por exemplo, a presença de elementos eletrônicos em nossa música tem mais a ver com o fato de viver na era da eletrônica e não em busca de um estilo musical.

    GREEDO: - Gostaria de saber sobre a tour de vocês pelo Brasil.

    POL VILLASUSO: - Este ano de 2012 estamos apresentando nosso primeiro disco no Brasil e na Argentina.  Fazem muitos anos que temos amigos nos esperando em Curitiba e, felizmente estivemos lá neste mês de Julho, aonde fizemos amigos novosque gostam muito de nossa música. Tanto em Curitiba como em São Paulo encontramos muita gente que gosta da nossa música.

    GREEDO: - Incluindo eu! Rsrs

    POL VILLASUSO: - Esperamos voltar logo a Curitiba para tocar com Sonora Coisa e apresentarmos no Ultimo Volume Mobile da Lumen FM, e também voltando a São Paulo e Porto Alegre.

    GREEDO: - E você tem boas memórias dessa tour?

    POL VILLASUSO: - Memórias da tour?! Sim, muitas! Voltamos a Montevideo há quase uma semana, e na realidade é como se estivéssemos lá todo o tempo espiritualmente. Notamos muita energia favorável à música, a energia no ar entende?! Muita energia “rockeira” no Brasil. Vocês tem muita força. Digo a vocês que se juntem e organizem festivais e mais eventos. Acreditamos que é o momento de integrarmos mais.

    GREEDO: - E sobre o álbum “Detrás Del Viento”? Tem alguma música em especial a qual você goste mais?

    POL VILLASUSO: - O nosso primeiro disco é bastante homogêneo, foi gravado por nós mesmos, e é direto, mais como a banda ao vivo. Minhas canções favoritas do disco estão mudando, mas Sitges, El Humo va a Marruecos, Time e Al revés são as minhas favoritas neste momento. É um disco com texturas de guitarra, guitarras ásperas com canções em Inglês, Espanhol e “Espanglês”.

    ALGUN DIOS em Curitiba por: Tuca Souza
    GREEDO: - Então vocês produziram o álbum sozinhos...

    POL VILLASUSO: - Sim.

    GREEDO: - Vocês não tem nenhum contrato com nenhum selo ou gravadora?

    POL VILLASUSO: - Conhecemos a Pisces e a Monstro através de Rafael de Sonora Coisa, e realmente admiramos o trabalho que fazem há tanto tempo. Pisces está aí há 15 anos!! É impressionante! Admiramos o catálogo da Pisces!
    Nosso primeiro disco foi editado por nosso selo discográfico próprio:  La Peluqueria Records. É nosso próprio selo, para fazer possível editar nossa música da forma que quisermos e sem ceder mais do que queremos.
    Para nosso primeiro disco foi algo que funcionou muito bem. Tivemos controle sobre a edição, e a produção integral e é isso que queríamos neste momento.

    GREEDO: - Gostaria de saber o que você pensa sobre a venda de músicas online, e sobre o download ilegal de músicas na internet.

    POL VILLASUSO: - Nosso primeiro álbum está disponível em ambos os modos, você pode comprar o álbum em CD, ou pode baixar gratuitamente em nosso site. A verdade é que eu não sei se esta certo ou errado, é um tema com muitos lados. Eu prefiro comprar discos, e gostaria que as pessoas comprassem os discos. Você pode apreciar a arte do álbum, e ouvir o todo. Eu também gosto dessa idéia de que o vinil está matando o mp3!!

    GREEDO: - Vinil é cultura pura!! E para encerrar, gostaria de saber sobre os planos futuros, próximos lançamentos e tours...

    POL VILLASUSO: - Sim, temos muitos planos para fazer, estamos começando agora pré-produção do segundo álbum que gravamos este ano e voltar ao Brasil em tour o quanto antes.

    GREEDO: - Muchas gracias Pol Villasuso y Algun Díos!


    Para mais informações sobre o Algun Díos acesse:



    1 comentários:

    NERI DA ROSA disse...

    grande banda.... o Uruguay é um país que tem muitas bandas boas....

    Postar um comentário